sexta-feira, 22 de julho de 2011

UM BREVIÁRIO HISTÓRICO DA TRANSVERSALIDADE ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL, A PARTIR DA NOÇÃO DE ESTADO GOVERNAMENTALIZADO

Gente, segue o trabalho que irei apresentar na V JOINPP.

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UM BREVIÁRIO HISTÓRICO DA TRANSVERSALIDADE ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL, A PARTIR DA NOÇÃO DE ESTADO GOVERNAMENTALIZADO

Ramon Luis de Santana Alcântara

RESUMO

Este trabalho propõe traçar um breviário histórico acerca da transversalidade entre Políticas Públicas e Educação Especial no Brasil. Tomam-se as noções de Estado e Governamentalidade, desenroladas por Michel Foucault, para compreender como os dispositivos oficiais funcionaram como tecnologia de poder. Constitui-se como um ensaio teórico, realizado a partir da análise de conteúdo de políticas educacionais entre os anos de 1988 e 2009. Têm-se como resultados as diversas tramas saber-verdade-poder-subjetivação que o Estado governamentalizado elabora acerca de Educação Especial e sujeito com deficiência.

Palavras-chave: Estado; Políticas Públicas; Educação Especial


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